18/08/2025
O setor de franquias de saúde, beleza e bem-estar é um dos mais representativos no Brasil. Em 2024, foi o segundo segmento que mais cresceu no franchising, com um avanço de 16,5% em faturamento em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Com o autocuidado cada vez mais em alta, este é um segmento que pode atrair empreendedores, principalmente com a ampla oferta de microfranquias, ou seja, negócios com investimento inicial reduzido, de até R$ 135 mil.
Nesta matéria, você verá informações sobre as seguintes marcas:
Antes de optar por empreender com uma microfranquia (ou franquia barata), é importante ter em mente que a dedicação com o negócio ainda é essencial para o sucesso do empreendimento. “Uma microfranquia é igual a uma franquia ‘normal’, os cuidados e atenção têm que ser os mesmos”, diz Américo José, sócio diretor de vertical de educação da Cherto Consultoria.
De acordo com o especialista, é essencial que o candidato siga o mesmo “ritual” indicado para franquias que exigem maior investimento inicial, o que inclui ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que reúne informações detalhadas sobre o negócio, conversar com atuais e antigos franqueados e estudar a marca a fim de verificar a reputação e a estabilidade enquanto franqueadora.
“Também é preciso ter um alinhamento entre o perfil pessoal do franqueado e entender o quão viável é o negócio financeiramente para você, estabelecendo metas reais a partir do que a franqueadora indica. Se a previsão de retorno é de 12 meses, por exemplo, não dá para entrar no negócio achando que o seu trabalho fará com que o prazo reduza para seis meses”, comenta José.
Além disso, o executivo ressalta a importância de entender quais são os treinamentos oferecidos pela franqueadora, sobretudo em casos em que o candidato não tem experiência no segmento ou nunca atuou como gestor de um negócio. Nesses casos, é necessário ter clareza sobre como a franqueadora pode te capacitar na prática para garantir o sucesso da operação.
Para quem considera o setor de saúde, beleza e bem-estar, José ressalta que este é um segmento amplo, que pode ir de uma farmácia a um salão de beleza. Por isso, antes de procurar por uma marca é importante ter clareza do que se espera dentro do mercado.
“É um setor que vem crescendo, mas o empreendedor tem que olhar para o seu mercado, ver o que falta na sua região ou cidade, qual é a concorrência e qual o diferencial competitivo da marca que está considerando”, aponta José.
Se este é um segmento que chama sua atenção, confira 10 franquias baratas para empreender com saúde, beleza e bem-estar. Todas as informações foram cedidas pelas próprias redes. As marcas estão listadas do menor para o maior valor:
1. Acuidar
Fundada pelo médico Vitor Hugo de Oliveira e pela fisioterapeuta Jéssica Soares Ramalho, a rede oferece serviços no domicílio do cliente ou durante acompanhamento hospitalar, com opções de diárias avulsas e planos mensais.
Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2020
Quantidade atual de unidades abertas: 316
Investimento inicial total: a partir de R$ 32,5 mil
Prazo de retorno estimado: 6 a 15 meses
2. Odonto Special
Rede de clínicas que oferece tratamentos odontológicos e estéticos. Para ser um franqueado, não é preciso ser necessariamente um profissional da área odontológica.
Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2019
Quantidade atual de unidades abertas: 70
Investimento inicial total: a partir de R$ 44 mil (conversão de clínica)
Prazo de retorno estimado: 18 a 24 meses
3. Instituto Visão Solidária
O Instituto Visão Solidária (IVS) é uma rede de franquias focada na comercialização de óculos de grau e de sol com preço acessível.
Ano de fundação / Início do franchising: 2015 / 2022
Quantidade atual de unidades abertas: 186
Investimento inicial total: a partir de R$ 55 mil
Prazo de retorno estimado: 13 a 18 meses
4. Grupo Acolher e Cuidar Franchising
A rede atua no ramo de home care em atendimento de pacientes com necessidades de cuidados de baixa, média e alta complexidade, com destaque para os serviços na área de reabilitação e qualidade de vida. O franqueado precisa de um ponto físico para operar e são disponibilizados três modelos de franquias: unidade fit, premium e home care.
Ano de fundação / Início do franchising: 2016 / 2021
Quantidade atual de unidades abertas: 16
Investimento inicial total: a partir de R$ 77 mil
Prazo de retorno estimado: 12 a 16 meses
5. Doutor DM2 Diabetes
A Doutor DM2 Diabetes é uma rede de franquias especializada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e pré-diabetes.
Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2023
Quantidade atual de unidades abertas: 44
Investimento inicial total: a partir de R$ 80 mil
Prazo de retorno estimado: 12 meses
6. BR Barbearia
Com operação baseada na Lei do Salão Parceiro (nº 13.352/2016) e sem necessidade de funcionários, a rede BR Barbearia permite que o franqueado gerencie a unidade à distância.
Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2018
Quantidade atual de unidades abertas: 62
Investimento inicial total: a partir de R$ 90 mil
Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses
7. Mercadão dos Óculos
Rede de óticas fundada em São José do Rio Preto (SP). A franquia oferece armações e lentes com objetivo de acompanhar a moda e tecnologia óptica internacional.
Ano de fundação / Início do franchising: 2012 / 2013
Quantidade atual de unidades abertas: 750
Investimento inicial total: a partir R$ 99 mil
Prazo de retorno estimado: 13 a 18 meses
8. Unhas Cariocas
A Unhas Cariocas é uma rede de esmalterias especializada em cuidados e embelezamento das unhas.
Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2022
Quantidade atual de unidades abertas: 98
Investimento inicial total: a partir de R$ 115 mil
Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses
9. Espaço Make
A rede oferece lojas que comercializam maquiagens multimarcas com preços a partir de R$ 10.
Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2021
Quantidade atual de unidades abertas: 30
Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil
Prazo de retorno estimado: a partir de 12 meses
10. Emagrecentro
Rede especializada nas áreas de emagrecimento e estética corporal com método patenteado desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth, denominado Método 4 fases.
Ano de fundação / Início do franchising: 1986 / 1994
Quantidade atual de unidades abertas: 415
Investimento inicial total: R$ 134, 4 mil
Prazo de retorno estimado: 6 a 12 meses
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios